Prós e Contras de sair do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assista esta matéria no YouTube clicando aqui!

Será que viver fora do Brasil vai resolver todos os seus problemas?

A grande maioria das pessoas acham que sair do Brasil e viver em um país de primeiro mundo vai resolver todos os seus problemas.
Mas esta não é a verdade.

Sempre vão existir problemas.

Ainda mais que o ser humano nunca está satisfeito com o que tem, então fazemos de tudo para achar motivos para sair da nossa zona de conforto.

O mais engraçado é: quando finalmente nos convencemos de mudar, reclamamos que estamos mudando algo e saindo da nossa zona de conforto.

Eita bichinho complicado o tal do ser humano….

Para poder falar de um modo geral quais seriam os prós e os contras, temos que estabelecer quais são as principais reclamações dos brasileiros.

Como a COVID não facilitou as coisas para ninguém em 2020, o IBOPE não realizou pesquisa neste ano. Portanto vamos nos basear nas pesquisas realizadas em 2018 e 2019.

Tenho certeza que os problemas de 2020 são os mesmos, mas talvez em ordem diferente.

Como existem 10 itens nesta tabela, vamos dar uma resumida nela.

Podemos correlacionar a falta de emprego com pobreza e falta de moradia, segurança com drogas e a corrupção com o sistema de justiça. Assim chegamos a 5 itens.

Vamos ao primeiro da lista que seria o desemprego, falta de dinheiro.

No Brasil fica difícil, mas não impossível de se aumentar a renda.
Seria preciso a pessoa se qualificar e candidatar a outros empregos melhores.
Uma outra solução seria a redução das despesas para que sobrasse mais dinheiro do salário.

Dê uma olhada no vídeo que fiz sobre “ganhar mais dinheiro

https://youtu.be/_bymdF5cAlE

Exatamente o mesmo processo seria necessário para você se mudar para um outro país.

Você teria que se qualificar primeiro para depois procurar a oportunidade.

A diferença é que trabalhando em um outro país, você poderá economizar dinheiro do seu salário, pois os serviços básicos fornecidos pelos governos são de qualidade e você não precisará pagar por serviços complementares como planos de saúde.

O segundo item da nossa lista seria o sistema de saúde pública.

Eu não canso de me falar que mesmo você tendo o melhor plano de saúde do mundo, na hora em que você se envolver em um acidente de trânsito por exemplo, o resgate vai te levar para o hospital público mais próximo.

E me desculpem os profissionais da saúde pública, mas o serviço prestado à população é terrível.

Porém temos que lembrar que não é culpa destes profissionais que se desdobram para nos atender, mas sim dos governos que não passam verbas suficientes, ou que não cuidam para que a corrupção não faça estes recursos desaparecerem.

Em um país mais avançado, o sistema de saúde geralmente é prioridade do governo, pois uma população saudável é capaz de produzir mais e um gasto inicial na prevenção de doenças e o tratamento precoce, acabam reduzindo a conta para o governo.

Porém nem tudo são flores para os expatriados. Em alguns países como EUA é necessário um seguro saúde, como se fosse um plano de saúde nosso, pois o governo não oferece serviços públicos. Porém existe a vantagem que também não são cobrados impostos da população para bancar o sistema de saúde. Ou seja, só se paga uma vez pelo serviço e não duas vezes como no Brasil.

Aqui em Dubai, a empresa paga um seguro saúde que cobre custos até um determinado limite anual. Sendo assim, caso você tenha uma doença grave e tenha que ficar internado por tempo muito longo, existe a possibilidade de você alcançar o limite do seu plano e ter que pagar as despesas do seu bolso a partir deste ponto.

Para prevenir isto, nós temos um plano suplementar que custa muito pouco por mês, mas aumenta este limite de gasto para um limite quase infinito.

Em terceiro lugar temos a segurança pública.

Mais uma vez é o poder público não cumprindo com a sua parte, investindo poucos recursos e não fiscalizando o emprego destes recursos nos lugares certos. De novo podemos culpar a corrupção.

Outra vez a cena se repete, e por falta da segurança, você é obrigado a gastar mais do seu dinheiro para compensar isto. Dependendo da sua faixa social, o investimento começa por muros altos em volta da sua casa, cercas elétricas, vivem em condomínios e chega no limite que seria a contratação de segurança privada.

Além disto temos que acrescentar o medo de sair de casa, o risco de assaltos, sequestros e morte.

Morando em um país evoluído, o governo investe na segurança fornecendo equipamentos, funcionários e treinamento. Claro que não existe nenhum lugar 100% seguro, mas te garanto que existem lugares onde as pessoas podem deixar suas bolsa e celulares em cima de mesas de restaurantes, irem no banheiro e ao voltarem encontrar tudo do jeito que deixaram.

Aqui em Dubai, mais da metade da polícia anda a paisana, ou seja, sem estar de uniforme. Desta maneira se misturam entre a população, podendo observar atividades suspeitas sem serem notados. A polícia aqui se gaba de ter resolvido assalto a uma joalheria em menos de 24 horas. Os crimes não solucionados por ano ficam abaixo de 100 com uma taxa de solução de mais de 98%. No Brasil de acordo com reportagem do fantástico em 2019, ne 10% dos crimes cometidos são solucionados.

A desvantagem desta segurança toda nos países de primeiro mundo, se é que isto é uma desvantagem, é que se você fizer algo errado, como avançar um sinal, estacionar em lugar proibido ou qualquer outra coisa, você será responsabilizado por isto. Caso a infração seja grave, você vai para a cadeia, perderá o seu visto e consequentemente perderá o seu emprego e acabará deportado de volta ao Brasil.

O quarto e penúltimo item da nossa lista ficou sendo a educação.

Seja um PATREON, patrocinador do canal e participe de lives exclusivas. Você também terá direito ao acesso à COMUNIDADE CIDADÃO DO MUNDO onde serviços como cursos de idiomas são oferecidos com descontos incríveis. CLIQUE AQUI para se inscrever.

Mais uma vez é o governo não investindo em um serviço básico ao qual a população tem direito por pagar os seus impostos. Outra vez podemos mencionar a corrupção como uma das causas.

A história se repete, sendo que se você tiver o dinheiro para colocar as suas crianças em uma escola particular elas até terão um ensino de qualidade. Mas mesmo assim o Brasil fica no final da fila quando o assunto é qualidade de ensino. O Brasil é o 34º em uma lista de 40 países avaliados pela OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development)

Fora do Brasil, nos países mais cobiçados pelos emigrantes, ou seja dos brasileiros que decidem sair do Brasil, existem países como a Finlândia, que a poucos anos tinha o pior ensino do mundo e hoje em dia é o exemplo de padronização mundial. O segredo para isto foi qualificar os professores e pagar um salário exemplar. Ser professor na Finlândia hoje em dia, é sinônimo de status e qualidade de vida excepcional.

Aqui em Dubai as escolas são TODAS particulares e caras. Porém incluído no seu salário geralmente existe um auxílio escola que vai cobrir quase todas as despesas de ensino. Lembrando que em Dubai não pago nenhum imposto sobre o meu salário e apenas produtos e serviços são acrescidos de um imposto de 5%.

Para terminar, o quinto item, a nossa comparação, chegamos à corrupção e sistema de justiça.

Tudo se resume na verdade à corrupção no Brasil. Porém esta corrupção é tão enraizada na nossa cultura que ela faz parte da nossa vida. Quer um exemplo: você já comprou alguma coisa enquanto estava parado em um sinal de trânsito? Tenho certeza que sim. Sendo assim, você acha que aquele vendedor estava pagando imposto sobre as mercadorias que vendia? Claro que não. Portanto, neste instante você ajudou que o sistema foi prejudicado. Claro que este ato seria uma gota de água em um oceano, mas não nos damos conta quanto dinheiro desaparece de formas similares.

O Brasil se encontra em um circulo vicioso. Para acabar com a corrupção precisamos de um povo educado, força policial e justiça eficientes. Porém esta mesma corrupção desvia as verbas para que não cheguem a estes poderes e assim o serviço fica deficiente e não consegue combater a corrupção.

É culpa dos policiais, professores e juízes? Claro que não. O mais competente que estes profissionais sejam, eles não conseguem dar conta da demanda pela falta de estrutura do país.

Comparando o nosso Brasil com outros países, somente uma mudança na mentalidade da população, poderá fazer com que cada vez mais políticos idôneos guiem o caminho do nosso país.

Existem países como a China, Coréia do Norte, Irã e Arabia Saudita, onde um corrupto, se descoberto, é condenado a morte e a família ainda é responsável pelo pagamento da execução.

Claro que são extremos, mas a Itália ficou famosa pela sua caça à máfia e redução drástica na corrupção.

Bastaria uma vontade política para resolver isto. Mas porque será que esta vontade não existe?

Esta seria a comparação dos 5 principais pontos.

Ainda gostaria de acrescentar um ponto que foi levantado pela minha esposa, Jeane.

Ao sair do Brasil você passa a conviver com outras raças, crenças e culturas.

Isto permite que você amplie o seu horizonte aprendendo com a diversidade de cada um.

Ao aprender estas novas qualidades, você passa a ser mais tolerante, colaborando para um equilíbrio entre os humanos e aumentando assim o estado de paz na terra.

Se depois disto tudo, você ficou com vontade de trabalhar fora do Brasil, chegou a sua oportunidade de melhorar de vida.

Com o CURSO CIDADÃO DO MUNDO você vai poder se preparar e aprender todos os passos necessários para se tornar um expatriado de sucesso.

Não perca esta oportunidade. O seu investimento é menos do que o preço de uma pizza por mês.

Não deixe esta oportunidade passar e venha viver a vida dos seus sonhos fora do Brasil.

Venha ser um CIDADÃO DO MUNDO.

Veja mais

5 Cidades mais caras do mundo

Morar fora exige muito planejamento, principalmente financeiro. Portanto, é fundamental conhecer o custo de vida da cidade/país para onde você está se mudando. Por isso,

LEIA MAIS

INTERCÂMBIO

Já pesou em intercâmbio como a solução dos seus problemas? Vai lá no canal do YouTube para você ver a entrevista que fiz com o

LEIA MAIS

Mude sua vida para melhor

Deixe seus dados abaixo e receba o e-book 100% GRATUITO na sua caixa de e-mail.