RAMADAN em DUBAI

Reading time: 8 minutes

Assista esta matéria no YouTube clicando aqui!

Ramadan Kareem

Ramadan, o que é e porque acontece?

Para responder a esta pergunta, temos que entender um pouco da religião Muçulmana, chada de Islamismo.

Nos termos em Árabe vou pedir para a minha grande amiga google translator para nos ajudar

QUANDO SURGIU

islamismo, em Árabe, إسلام; é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Alcorão,

um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (em árabe: Alá ou  الله)

e pelos ensinamentos de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus.

Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-lo.

Eles também acreditam que o islamismo é a versão definitiva de uma fé que foi revelada anteriormente por Abraão, Moisés e Jesus, porém a palavra entregue por estes, ou foi incompleta ou foi corrompida ao longo dos anos.

Eles também acreditam que Jesus não é o filho de Deus, mas sim, um profeta como todos os outros e que a igreja teria tornado Jesus filho de Deus, para aumentar o poder político Dele e da igreja.

Quem seria Maomé

Ele nasceu no ano de 570 depois de Cristo e faleceu em 8 de junho de 632 é visto como o último profeta. Durante os últimos 22 anos de sua vida, Maomé relatou revelações de Deus, transmitidas a ele através do Arcanjo Gabriel.

O conteúdo dessas revelações, conhecido como o Alcorão.

Maomé ou Mohammed como é conhecido também, pregava ao povo na cidade de Meca. Porém a elite de Meca acreditava que Maomé iria desestabilizar a ordem social e o expulsaram fazendo com que ele e seus seguidores fossem para a cidade de Medina em 622. Lá, Maomé estabeleceu sua autoridade política e religiosa.

OS 5 PILARES

O Islamismo é montado em cima de s cinco pilares ou mandamentos como chamamos no cristianismo

  1. Shahada                      Basicamente é a fé em Abraão e seu profeta Maomé.
  2. Salat ou oração         é a oração obrigatória que deve ser feita cinco vezes ao dia em horários específicos,
    de acordo com a posição do sol.
  3. Zakat                            é a caridade, doar aos mais pobres e necessitados
  4. O jejum                       que acontece no mês do Ramadan

esse jejum que dura todo o mês lunar e deve ser praticado por todo muçulmano com capacidade para jejuar, iniciando ao nascer do sol e terminando ao pôr do sol.

Hajj                               ou seja, a peregrinação a meca –
deve ser feito ao menos uma vez na vida pelos muçulmanos

PORQUE 5 RESAS

O ritual das cinco rezas, foi apresentado a Maomé quando ele vivia na cidade de Abyssina, enquanto se deslocava de Meca para Medina. Em Abyssina ele sofreu a influência dos Chistões daquela cidade que tinham a disciplina de rezar 5 vezes por dia.  Como existe um ritual de purificação antes de cada oração, alguns historiadores acreditam que este ritual tinha sido introduzido para aumentar a higiene da população evitando assim, diversas doenças fatais.

Os horários foram oficialmente definidos após a morte de Muhammad em 632, baseado no hadith, ou seja, nos hábitos de profeta. Em prática, a primeira reza obrigatória é a do nascer do sol, outra no a pino do sol, ao meio-dia, ou seja, no zênite, a próxima seria no meio da tarde, outra ao por do sol e a última mais ou menos uma hora depois do por do sol. O sexto horário de reza é opcional e é rezado aproximadamente uma hora antes do nascer do sol. Caso o muçulmano não consiga rezar em um determinado horário, ele pode recuperar a reza depois, mas ele deve sempre rezar pelo menos 5 vezes por dia.

PORQUE MIGRAÇÃO ou Hajj

A peregrinação implica seguir os passos do profeta Abraão, que foi ordenado por Deus que reerguesse, junto com seu filho Ismael, os pilares da Caaba que fica em Meca e de lá fizesse o chamamento para a peregrinação.

Contam os muçulmanos que Abraão teve um sonho no qual estava sacrificando seu filho. No caminho, foi tentado três vezes por Satanás apedrejando-o com sete pedras. No momento do sacrifício, a faca não cortou. Deus, então, enviou o anjo Gabriel para dizer a Abraão que ele havia concluído sua prova e sido sincero. Cordeiros foram sacrificados no lugar de Ismael.

Hoje os muçulmanos caminham pelos mesmos locais da história, atiram pedras em paredes e sacrificam um animal, distribuindo a carne aos pobres.

PORQUE do Jejum no Ramadan

O jejum ocorre no mesmo mês em que o Alcorão começou a ser revelado ao Profeta Muhammad.

O jejum do mês de Ramadan dura entre 29 e 30 dias e neste período, do nascer do sol ao por do sol, os muçulmanos precisam se abster de comer, beber, ter relações sexuais o que serve para desviar os fiéis dos maus comportamentos.

Os atos de adoração intensos do Ramadan são um exercício para o muçulmano se manter submisso a Deus. Aquele que consegue manter boas práticas durante um mês, também é capaz de reunir forças para fazer atos de generosidade e amor ao Criador em qualquer época do ano.

Por fim

CALENDÁRIO MUÇULMANO

Os muçulmanos estão vivendo no ano de 1442 enquanto nós estamos em 2021. Sendo que fazem 2021 anos que Jesus nasceu e 1442 que Maomé nasceu.

O ano calendário do Islamismo é regido pela lua, enquanto o ano gregoriano é regido pelo sol. Sendo assim o ano para os muçulmanos é em média 11 dias mais curto.

Com isto chegamos à ultima parte que é o anuncio do início do Ramadan. Para confirmar o dia exato do inicio desta época tão importante para os muçulmanos, existe um comitê de especialistas que se unem para avistar a primeira lua crescente no céu. Assim se inicia um ciclo lunar durante o qual o sacrifício do jejum é imposto.

Mas agora, o que tudo isto tem a ver com a minha vida, aqui em Dubai, sendo eu cristão?

Seja um PATREON, patrocinador do canal e participe de lives exclusivas. Você também terá direito ao acesso à COMUNIDADE CIDADÃO DO MUNDO onde serviços como cursos de idiomas são oferecidos com descontos incríveis. CLIQUE AQUI para se inscrever.

A resposta é bem simples e vou te dar um exemplo bem prático.

Você vai visitar um amigo seu, e você sabe que ele gosta que as pessoas tirem o sapato antes de entrar na casa dele.

Ao entrar na moradia dele, você com toda certeza vai tirar o sapato, não vai?

O mesmo acontece aqui em Dubai. O país é de religião muçulmana e aceita e respeita as diversas outras religiões, com algumas exclusões. Portanto estar em Dubai, seria como estar na casa do meu amigo. Se o costume, ou neste caso até a lei, é de não comer em público durante o Ramadan, é assim que tenho que fazer. Ainda mais, se eu for pego, comendo ou bebendo, mesmo que seja água, em público, posso ser multado ou no pior dos casos até ser preso.

Mas como fica a questão de cafés e restaurantes durante o Ramadan?

Primeiramente, os shoppings e restaurantes funcionam todos até meia noite em vês das 22 horas convencionais. Além disto, os restaurantes podem, se autorizados, abrir e vender comida durante o dia para não muçulmanos, desde que as pessoas que passem na frente do restaurante, não vejam os outros comendo.

Este ano, para promover a vinda de turistas durante o mês do Ramadan, os restaurantes e cafés foram liberados de abrirem, sem a necessidade da cortina.

Para nossa vida em geral, o único inconveniente é de não poder beber água enquanto você está resolvendo algo na rua.

A solução para isto, seria beber escondido dos outros, ou seja, se abaixando no carro ou indo ao banheiro.

Esta é apenas uma das diferenças culturais que enfrentamos aqui nos Emirados Árabes, que mesmo sendo um país muito influenciado pelo ocidente, ainda mantém as suas tradições.

Para que você, ao se mudar para outro país, não cometa nenhuma gafe ou talvez até crime, é preciso que você se familiarize com os costume e leis de cada lugar.

Não conhecer uma lei, não te exime do crime cometido.

No curso CIDADÃO DO MUNDO, temos um módulo exclusivo que trata desta diferença de costumes e leis.

Portanto, se você está planejando trabalhar fora do Brasil, aproveita esta oportunidade e aprenda com quem tem mais de 42 anos de vida como expatriado e já passou por mais de oitenta países.

Tenho certeza que o que você vai aprender, por um custo menor do que o de uma pizza por mês, vai enriquecer a sua vida e abrir novos horizontes.

Então, não pense duas vezes e dê a sua família uma vida melhor.

Seja um expatriado, seja um cidadão do mundo.

Vamoembora?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *