Jet Lag – oque é e porque acontece?

Reading time: 6 minutes

This image has an empty alt attribute; its file name is youtube-2.png
Assista esta matéria no YouTube clicando aqui!

O JET LAG, também chamado de transtorno do JET LAG, é um problema temporário do sono que pode afetar qualquer pessoa que viaja rapidamente por dois ou mais fusos horários.

Seu corpo tem seu próprio relógio interno, chamado de RITMOS CIRCADIANOS, que sinaliza a seu corpo quando ficar acordado e quando dormir.

O JET LAG ocorre porque o relógio do seu corpo ainda está sincronizado com o fuso horário original, em vez do fuso horário para onde você viajou.

Quanto mais fusos horários forem cruzados, maior será a probabilidade de você experimentar o JET LAG.

Os sintomas de JET LAG podem variar.
Você pode ter apenas um sintoma ou vários ou mesmo todos eles.

Os sintomas mais comuns são:

  • Acordar fora do horário,
  • Fadiga diurna,
  • Insônia,
  • Dificuldade de concentração ou funcionamento em seu nível normal
  • Uma sensação de mal-estar,
  • Mudança de humor
  • Problemas gastrointestinais.

O JET LAG é temporário, mas pode reduzir significativamente o conforto das suas férias ou viagens de negócios.

Mas então, como arrumar o RITMOS CIRCADIANOS Thorsten?

Par isso precisamos entender, como que esse relógio interno funciona.

  1. O termo RITMOS CIRCADIANOS vem do Latim e significa circa = cerca e diem = dia
  2. O “relógio” que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supra-quiasmático, localizado no hipotálamo na base do cérebro.
  3. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.
  4. Esse relógio do nosso corpo é regulado principalmente pela luz do sol que faz com que certas enzimas sejam ativadas ou inibidas, dependendo da intensidade do sol ou falta dele. Mas não vamos falar de mais disto pois eu nunca fui bom em biologia.
  5. Então basicamente, se tem sol, o corpo quer ficar acordado e se está escuro o corpo quer dormir.

Mas então o que isto tem a ver com viajar?

Então agora vou te dar uma aula de navegação aérea gratuita.

Vamos assumir então que a terra é redonda, já que é o que a grande maioria dos humanos ainda acredita, sem falar que é o que a ciência moderna consegue provar.

Sendo assim a terra redonda, somente a metade desta bola consegue ser iluminada de cada vez, fazendo com que a gente tenha o dia, parte iluminada e a noite, a parte escura.

Se formos no modelo dos terra planistas, vamos ver que eles também têm o dia e a noite, mas de uma maneira mais complicada.

Mas o que importa aqui é que temos o dia claro e a noite escura. PONTO!

Sendo assim, não teria como termos o mesmo horário pelo mundo inteiro, já que o meio dia de um lugar seria claro e em outro lugar seria escuro.

Para compensar isto, o mundo foi dividido em 24 fatias, tendo cada uma a largura de 1 hora da rotação da terra. Elas foram alinhadas de tal maneira que basicamente sempre que o sol estiver no ponto mais alto do céu, seja meio dia naquele lugar.

Então o nosso corpo se acostuma com este movimento de dia e noite. Sabemos que ao longo do ano os dias ficam mais curtos ou mais longos, mas esta mudança é lenta e o nosso corpo consegue se adaptar facilmente.

Mas quando viajamos, o nosso relógio interno continua no ritmo que está acostumado. Sendo assim, ao chegar em um lugar com um fuso diferente, como por exemplo você sair do Brasil e vir aqui para Dubai, o seu corpo vai se deparar com um erro do nascer e do por do sol de sete horas.

Agora, as 10 da noite, que seria hora de ir dormir aqui em Dubai, o seu corpo está ainda no horário do Brasil e pensa que são apenas uma hora da tarde e sinaliza que é hora de almoçar e não de dormir.

Sendo assim você acaba passando a noite de Dubai acordado e quando der a hora de você dormir pelo horário do Brasil, aqui já será hora de acordar e tomar café da manhã.

Agora imagina que você agendou um tour pela cidade que é para começar as 9 da manhã.

Para o seu cormo ainda seriam 2 da madrugada e você vai estar super cansado.

Felizmente, existem etapas que você pode seguir para ajudar a prevenir ou minimizar o JET LAG.

Vamos a elas….

Seja um PATREON, patrocinador do canal e participe de lives exclusivas. Você também terá direito ao acesso à COMUNIDADE CIDADÃO DO MUNDO onde serviços como cursos de idiomas são oferecidos com descontos incríveis. CLIQUE AQUI para se inscrever.

Algumas etapas básicas podem ajudar a prevenir o JET LAG ou reduzir seus efeitos:

  • Se planeje!

Se você tiver um evento que exija que você esteja em sua melhor forma, como em uma reunião de negócios ou entrevista de emprego, tente chegar alguns dias antes para que seu corpo tenha tempo para se ajustar ao novo fuso.

  • Descanse bastante antes de sua viagem.

Começar com privação de sono piora o JET LAG.

  • Ajuste gradualmente sua programação antes de sair.

Por exemplo, vá para a cama mais cedo, caso sua viagem seja para o leste, e mais tarde se for para o oeste.

Se possível, faça as refeições mais perto do horário em que você as comerá no seu destino.

  • Como já falamos o principal fato que regula o nosso relógio é a exposição à luz brilhante. Então tente, antes da sua viagem expor o seu corpo a escuridão no horário que seria noite no novo fuso. Para isso você pode usar desde óculos escuros bem como cortinas para deixar o ambiente mais escuros.
  • Ao chegar no seu destino é importante você ajustar os seus relógios de pulso e celular para o novo horário. Isto gera uma informação correta para o cérebro e ajuda o seu corpo a se ajustar à nova posição do sol.
  • É importante você tentar se forçar a acordar no horário correto, tomar cafeína e se manter acordado até que chegue a noite. 

Para terminar. As horas que você não conseguiu dormir, não tem como recuperar. Ou seja, se você foi para um fuso adiantado, como do Brasil para Dubai, ao chegar você perderá 7 horas do seu dia. Se estas eram horas de dormir, elas ficarão perdias para sempre e não tem como recuperar. Mas este assunto fica para um próximo vídeo.

Então resumindo, o JET LAG, é o erro gerado no seu relógio interno, pelo seu deslocamento na terra para um fuso horário novo. O ajuste pode levar até 5 dias e fica mais difícil a medida que você aumenta a diferença entre os fusos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *